Exame

Radiologia Convencional (RX)

Os raios X são ondas de radiação eletromagnética utilizadas para formar imagens das estruturas internas do corpo que, em virtude de terem um comprimento de onda muito pequeno, quando penetram no organismo são absorvidas pelos diferentes tecidos. 
Esta absorção faz-se de modo diverso, em função da densidade desses tecidos. 
Assim, os ossos, que têm uma grande densidade, absorvem muito bem os raios X, enquanto os tecidos moles, como a pele, a gordura e os músculos, permitem que grande parte da radiação os atravesse sem ser absorvida.

Se colocarmos atrás do corpo uma película que reaja à radiação vamos ver então que nas áreas correspondentes aos ossos, quase nenhuma radiação consegue chegar até ela, pelo que não há qualquer reação e as imagens aparecem a branco. 
Já no caso dos tecidos moles, que permitem a passagem da radiação, aparecem vários gradientes de cinzento. 
O ar como permite a passagem de toda a radiação aparece a preto, pelo que os órgãos repletos de ar, como os pulmões, aparecem mais escuros.

Qual a sua utilidade?

Os raios X têm uma aplicação vastíssima no campo da medicina, sendo que a sua utilidade não se esgota no diagnóstico, tendo, também, importantes aplicações terapêuticas, como é o caso da Radioterapia.

Em termos diagnósticos, a sua utilização vai desde os exames mais rotineiros, como a radiografia do tórax, radiografias do esqueleto, etc, até técnicas muito mais sofisticadas, como é o caso da tomografia axial computorizada (TAC), passando pelas mamografias e radiografias com administração de meio de contraste via rectal, como por exemplo o clister opaco.

É necessária alguma preparação?

Existem muitas técnicas que utilizam os raios X sendo que, em algumas delas são necessários alguns procedimentos prévios. 
Assim, por exemplo, antes de se realizar um estudo do aparelho digestivo, poderá ser necessário modificar a dieta, fazer jejum ou usar laxantes.

O que fazer durante o exame?

No caso das radiografias simples a técnica é de fácil execução: após a remoção da roupa e quaisquer outros objetos da região corporal que se vai examinar, o técnico posiciona o paciente de modo a que se obtenha a melhor visão. 
Nalgumas situações específicas poderão ser necessárias posições especiais para facilitar a visualização. 
Após o posicionamento do paciente, o técnico posiciona também o aparelho de raios X, de modo que a ampola do aparelho, isto é, a parte que emite a radiação, esteja a apontar para a área correta do corpo. 
Em seguida o técnico coloca-se atrás de um painel protetor e pressiona um botão para que se realize a radiografia.

Nalgumas formas de radiografias, um produto químico, denominado meio de contraste, é introduzido no corpo, de modo a permitir uma melhor individualização de uma área específica. 
O modo de administração deste produto é variado, podendo ser ingerido, introduzido por via rectal (clister) ou injetado numa veia. 
O produto de contraste absorve muito bem os raios X, pelo que aparece a branco na película, conferindo, assim, às estruturas nas quais se encontra (por exemplo o tubo digestivo ou um vaso sanguíneo) um contorno muito mais nítido.

Os raios X são perigosos?

A exposição a doses elevadas desta radiação-X pode ser perigosa, contudo atualmente os equipamentos são mais eficientes permitindo a redução das doses de radiação. Quando pertinente, e sem prejuízo do diagnóstico, podem ser utilizadas proteções de chumbo (aventais, colar de tiróide) que visam proteger certas áreas do corpo durante o procedimento.

De um modo geral, a mulher grávida deve evitar realizar exames que impliquem exposição aos raios X devido aos seus efeitos potencialmente nefastos para o feto. 
Para além disto, também as crianças só devem ser submetidas a estes exames se for realmente necessário e se não houver outros, em alternativa, que não recorram à radiação, como a ecografia ou a ressonância magnética (RM). 
Se não houver alternativa então realiza-se o exame tendo o cuidado de expor a mínima área corporal da criança à radiação.

O procedimento em si é indolor e de um modo geral rápido, mas algumas técnicas mais complexas podem demorar uma hora ou mais. 
Quando se utilizam produtos de contraste há que ter certos cuidados, nomeadamente vigiar atentamente o doente, para detetar qualquer eventual fenómeno alérgico.

Onde efetuar o seu Exame:

Bonfim
Av. de Fernão Magalhães, 442 - 1º e 2º andar
Porto
Marcar
SCM Castelo de Paiva
Rua Professor Egas Moniz, 58
Castelo de Paiva
Marcar
Hospital Particular de Paredes
Rua Elias Moreira Neto, 141
Paredes
Marcar
Hospital da Prelada
Rua de Sarmento Beires, 153
Porto
Informações
Hospital de Santa Maria - Porto
Rua de Camões, 906
Porto
Informações
Labmed Av. de França
Av. da França, 434
Porto
Marcar
Matosinhos
Rua Alfredo da Cunha, 509 - Piso -1
Matosinhos
Marcar
Paredes
Av. da República, 74 - 1º andar
Paredes
Marcar
Praça D. João I
Praça D. João I, 25 - 2º andar
Porto
Marcar
Radelfe Paços de Ferreira
Praça 20 de Maio, 22
Paços de Ferreira
Marcar
Vizela
Travessa do Largo das Teixugueiras, 71
Caldas de Vizela
Marcar
Newsletters
Subscreva e receba dicas, novidades e mais informações sobre a sua saúde.