A colonoscopia é o melhor meio auxiliar de diagnóstico para a deteção e prevenção do cancro colorretal, sendo de particular importância a partir dos 50 anos ou para pessoas com história familiar de cancro colorretal.
Uma colonoscopia é um procedimento médico usado para examinar o interior do cólon (intestino grosso) e o reto. Utiliza-se um instrumento flexível chamado colonoscópio, que é inserido pelo ânus para visualizar o revestimento interno do cólon por estar conectado a um processador de vídeo.
Durante a colonoscopia, o médico pode identificar várias situações, tais como inflamação da mucosa, úlceras, pólipos e sinais precoces de cancro colorretal. Desta forma percebe-se que a colonoscopia é utilizada para diagnosticar e, muitas vezes, tratar várias doenças que afetam o trato gastrointestinal inferior.
Dependendo da extensão observada do cólon, a colonoscopia pode ser:
- Esquerda: a avaliação limita-se ao reto, cólon sigmoide e cólon descendente;
- Total: é analisado todo o intestino grosso, ou seja, o reto, o cólon sigmoide, o cólon descendente, o cólon transverso, o cólon ascendente e o cego e a parte final do intestino delgado (íleo terminal).