As análises clínicas consistem, fundamentalmente, na deteção e/ou medição de determinadas substâncias ou microorganismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.).
Realizamos análises clínicas numa vastíssima gama de valências, das quais destacamos:
Consiste no estudo do sangue, seus constituintes (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) e patologias relacionadas (por exemplo, a nível da coagulação).
Consiste principalmente no estudo da química dos processos biológicos que ocorrem nos seres vivos. No âmbito laboratorial, é efetuado o doseamento de diversas substâncias, como o colesterol, a glicose, a ureia, etc.
Consiste no estudo dos microorganismos, como bactérias, vírus ou fungos.
No laboratório, este estudo está relacionado com o impato destes microrganismos na saúde.
Consiste no estudo do sistema imunitário e suas patologias.
No âmbito laboratorial, são efetuados testes relacionados com a atividade do sistema imunitário em relação a determinados microrganismos ou substâncias.
Consiste no estudo das glândulas endócrinas (tiróide, hipófise, etc), das hormonas e das patologias relacionadas com o sistema endócrino (como por exemplo a diabetes).
É um ramo específico da Imunologia, que visa o estudo e tratamento das doenças alérgicas.
Consiste na avaliação periódica e orientação, por um médico especialista, no tratamento farmacológico de determinadas patologias (por exemplo a nível da coagulação).
Consiste no estudo dos sintomas e sinais clínicos de intoxicação por substâncias químicas presentes no ar, na água, nos alimentos ou medicamentos.
Abrange a monitorização terapêutica e biológica, o controlo antidopagem e de fármaco-dependência, bem como a análise em substratos, como por exemplo, o ar, alimentos, água e solo.
É uma técnica de espectrofotometria usada para medir a quantidade de determinadas moléculas (por exemplo, alguns metais) no sangue.
Sigla de High Performance Liquid Chromatography (cromatografia líquida de elevado desempenho). É uma técnica usada para análise de diversos metabolitos (por exemplo, catecolaminas ou hidroxiprolina).
É uma técnica laboratorial que permite a contagem e medição das células que passam em corrente através de um feixe de luz. É utilizada, por exemplo, na monitorização da infeção por HIV.
A realização de determinadas análises, como Hidroxiprolina ou Serotonina, exige alguns cuidados com a dieta nos dias anteriores à colheita, porque certos alimentos interferem com a técnica usada.