A Psicologia Clínica dedica-se a avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar problemas de foro psíquico, promovendo o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida das pessoas. Para tal, a Psicologia recorre a métodos e técnicas cientificamente validadas para compreender e intervir nos processos mentais, emocionais, comportamentais e relacionais que mais afetam a saúde e bem-estar das pessoas.
Por sua vez, a Neuropsicologia contribui com uma visão mais global e integrada acerca da relação entre cérebro e comportamento humano, contribuindo para a melhoria da funcionalidade e qualidade de vida das pessoas que sofrem com patologias ou disfunções do processamento cerebral. Podemos admitir que a Neurociência amplia a nossa compreensão sobre a mente e o comportamento humano, através do estudo do funcionamento cerebral, fornecendo ferramentas integradas para o tratamento (restauro, modificação ou compensação) de diversas condições, constituindo uma mais-valia na intervenção psicológica.
Os serviços de Psicologia e Neuropsicologia podem fazer sentido para situações como:
- Ansiedade, depressão, fobias, pânico, obsessões, compulsões, traumas, luto;
- Dificuldades de relacionamento, de comunicação, de assertividade, de autoestima, de autoconfiança, de autoconhecimento;
- Problemas conjugais, familiares, profissionais, acadêmicos, sexuais;
- Distúrbios alimentares, de sono, de personalidade, de humor, de aprendizagem, de cognição;
- Doenças crônicas, dor, dependências.